8 de novembro é dia Mundial do Urbanismo. E qual a importância dele para a sociedade?

Espaços urbanos planejados que proporcionem infraestrutura, desenvolvimento econômico e qualidade de vida aos seus moradores. Essa é, em resumo, a proposta do urbanismo, área do conhecimento que estuda as relações entre a sociedade e o espaço em que ela está inserida, trazendo mais qualidade de vida, mantendo a sociedade em pleno funcionamento, além de prezar pela sustentabilidade do planeta.

O termo urbanismo está definido no dicionário como “conjunto das questões relativas à arte de edificar uma cidade”, ou seja, é a forma que os profissionais implicados na ação utilizam para expressar sua maneira de ver a cidade. A palavra urbanismo tem sua origem na palavra latina urbs-urbis que significa exatamente cidade.

Um ambiente urbano planejado prevê ruas arborizadas e áreas verdes que possam ser utilizadas pelas pessoas, como parques, áreas de lazer, praças e outros espaços de uso livre. Além disso, os empreendimentos pensados dentro do conceito do urbanismo sustentável, são construídos de forma a causar o menor impacto possível ao meio ambiente, além de pensar na acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência, entre outros, para que todos possam usufruir da cidade por igual.

Espaços urbanos planejados como condomínios também permitem que haja mais integração entre as pessoas, por oferecer liberdade e segurança ao mesmo tempo, sem deixar de prever o fácil acesso a grandes centros, com estrutura de transporte, comércio e serviços, incluindo saúde e educação. 

O Urbanismo está no DNA da Protenge desde a sua fundação e é por isso que nossos empreendimentos contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento das cidades onde ela atua.

Copyright © 2019. Protege Empreendimentos. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por