A Importância da engenharia para o mundo

A engenharia é uma profissão que utiliza da sua ciência para proporcionar, com responsabilidade, o desenvolvimento da sociedade a partir de estudo, planejamento e análise de projetos. É, sem dúvidas, uma área abrangente, que já conta com mais de 30 áreas. É dividida em modalidades, tais como Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, entre outras. Essas modalidades têm determinados campos ou setores de atuação profissional, os quais se destacam: recursos energéticos; infraestrutura hidráulica; gestão ambiental; edificações; estradas; topografia; abastecimento de água; saneamento; geotecnia; terraplanagem; aerolevantamentos; cerâmicas; polímeros, setor metalmecânico; setor automobilístico; setor têxtil; setor petroquímico; efluentes e resíduos industriais; alimentos.

Presente em todos os momentos e invenções criadas até hoje, a engenharia é sinônimo de desenvolvimento. Está em diversos setores, sua valorização e aumento de profissionais na área vêm crescendo cada vez mais. A engenharia é indispensável para ampliação da infraestrutura do país, cidade, município, para melhoria na qualidade de serviços prestados para a sociedade e para solução de problemas ligados à economia e também social.

Os engenheiros contribuem no desenvolvimento do planeta, e possuem muita criatividade para transformar problemas em soluções. Dentre as especializações da engenharia, todas as vertentes têm participação fundamental no avanço tecnológico e sustentável do nosso planeta.

A engenharia também encontra diversos desafios, com as rápidas mudanças, os recursos cada vez mais escassos, esse ramo tem o importante papel na preservação do meio ambiente, e através de pesquisas criar novos produtos que agreguem para a sociedade como um todo.

O desenvolvimento econômico de um país está diretamente ligado à sua capacidade de produzir inovação e tecnologia com agregação de valor a produtos e processos, promovendo, assim, a geração de emprego e de renda. A engenharia é uma área do conhecimento que dá suporte à inovação, ao avanço tecnológico e, portanto, à competitividade de um país. Ela envolve o uso da ciência e dos conhecimentos técnicos para o desenvolvimento e o aprimoramento de estruturas, mecanismos, máquinas, equipamentos, sistemas, materiais, produtos e processos.

Ser engenheiro é ter a capacidade de criar, produzir e ensinar. É ter nas mãos o projeto do amanhã.

Copyright © 2019. Protenge Urbanismo Ltda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por