A importância da Reciclagem e os benefícios para você e para o Meio Ambiente

A quantidade de lixo produzida pelas atividades humanas é um problema mundial. Alguns materiais demoram centenas de anos para se decompor, por isso, a conscientização sobre seu consumo, uso, reaproveitamento e descarte adequado é essencial para construir uma sociedade sustentável e, apesar das políticas públicas terem um papel fundamental nesse assunto, você também pode contribuir com a mudança de alguns hábitos.

O descarte adequado do lixo e o apoio a cooperativas de reciclagem são algumas ações que todos podem fazer em sua comunidade. Por meio da Coleta Seletiva podemos separar os materiais recicláveis dos não recicláveis. Isso significa que uma parte do lixo pode ser reaproveitada, deixando de se tornar uma fonte de degradação para o meio ambiente e tornando-se uma solução econômica e social, passando a gerar empregos e renda. Ela é importante tanto para o Meio Ambiente, quanto para as pessoas.

O processo reciclagem funciona também como Educação Ambiental, envolve a coleta, triagem e processamento dos resíduos.

Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais e também a emissão de poluentes no ar, solo e na água gerada na produção de novos produtos.

Adotar essa ideia e ter ações diárias de reciclagem não requer mudanças de estilo de vida tão dramáticas como pode parecer à primeira vista. Geralmente, em uma casa ou empresa, há mais resíduos recicláveis do que não recicláveis. É importante que a comunidade participe da coleta seletiva e de toda ação que contribua para o futuro do nosso planeta.

A prática também tem impacto na formação das futuras gerações. É importante que as crianças sejam educadas e cresçam em um ambiente em que isso seja algo comum. Dessa forma, é preciso investir em ações que promovam uma mudança de hábitos na sociedade, por meio de uma transformação cultural e com um impacto ambiental ainda maior.


Quais materiais podem ser reciclados?
Há vários tipos de materiais que podem ser reciclados:

• Plásticos, como garrafas de refrigerante e suco, escovas de dente, sacola de supermercado, potes de xampu, brinquedos, tubos e canos e embalagem de produto de limpeza;

• Alumínio, como latas de cerveja, refrigerante e alimentos em conserva. Algumas latas são feitas de outros materiais, por isso, é importante checar na embalagem se ela é realmente reciclável;
• Papel e papelão que não estejam sujos e engordurados;
• Vidro.

 

Copyright © 2019. Protege Empreendimentos. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por